22 janeiro 2009

Quis custodiet ipsos custodes.

Ontem, no metro em direcção ao Hospital de S. João que saiu de João de Deus por volta das 19h15 acabei de ler, pela quarta vez, "Watchmen". Quem já segue este blog há algum tempo ou tem uma relação mais próxima comigo sabe perfeitamente que sou um geekzinho da banda desenhada e que considero este livro absolutamente fantastico. Ao finalizar a quarta leitura e depois de ter reparado em coisas que ainda não tinha reparado nas ultimas tres vezes (o livro é mesmo massivo) tive três sentimentos diferentes. Primeiramente, o gozo e prazer de terminar tamanha história. Segundo, o desejar que na adaptação ao cinema não mudem o final (apesar de estar praticamente confirmado que o vão fazer) e o terceiro. O terceiro é um sentimento engraçado e só se dá quando realmente algo nos marca, de uma forma diferente. Quer seja um livro, um filme, o começar de uma relação, etc. Dei por mim a pensar... "Quem me dera poder ler este livro pela primeira vez". Apesar de que se calhar só tem noção da verdadeira grandeza e magnitude de Watchmen ao fim de umas quantas leituras, quando o acabei de ler pela primeira vez senti algo tão especial, uma sensação de realização pessoal que me fez levar ao riso tresloucado. Foi engraçado. Muito bom.
Aliás, vou começar aqui uma rúbrica com esse nome: "Quem me dera experimentar pela primeira vez...?".

Voltando ao livro. Watchmen é fabuloso. Coloca umas questões verdadeiramente difíceis de responder. Eu dei a minha resposta logo na primeira leitura, quando a uma página do fim sentia uma desilusão gritante e com a última página desatei a rir, como já mencionado. O meu instinto respondeu dessa forma. Após umas quantas leituras e pensando bem, melhor... já nem sei que responder. Complicado. Se tiverem paxorra para bandas desenhadas, leiam. Não se vão arrepender. É um livro completissimo.
Em relação ao filme saiu há poucos dias saiu agora um pedaço de Viral Marketing, um clip de um boletim de noticias do universo do livro, basicamente concentrado no Dr. Manhattan.




Tem um aspecto bestial este anúncio, teaser ou o que lhe queiram chamar. Porquê? Porque captura na perfeição a atmosfera da banda desenhada. Agora só têm que seguir à letra a história da mesma. Não são necessárias adaptações, o livro mantem-se totalmente actual...
Ainda sobre o mesmo tema, vi um documentário chamado "The Mindscape of Alan Moore" sobre o autor de Watchmen. O documentário é basicamente o senhor Moore a falar durante o tempo todo. É extremamente interessante ouvi-lo falar e facilmente se percebe de onde saiu o livro. Uma pessoa extremamente lógica e objectiva. Gostei.

Windows 7 Beta

Pela primeira vez na minha vida enquanto amante cibernetico dessa cruel Mistress que é o PC, instalo um sistema operativo que consegue ser mais rápido que um mais antigo, bem mais antigo, num computador com as mesmas peças.
Estou a adorar o Windows 7. Rápido, bonito, animado! Inovador em termos de GUI. Não vou demorar muito a trocar quando sair a versão final, coisa que não fiz com o Vista - nem sequer mudei, continuo com o meu XP sp3.
O download é gratuito - óbvio - portanto, se têm tempo e gosto para isso, saquem e experimentem numa partição feita à medida.

Prank Call



Espectacular. Provavelmente a melhor prank call que já ouvi na net.

Fiquem com estas três imagens, que estão super criativas. Um - Dois - Três.

1 comentário:

Silva disse...

Pelas horas, acho que se não saíste antes da Trindade, andamos os dois no mesmo :p