07 março 2009

Who Watches the Watchmen



Eu! Há uns quantos minutos atrás, na sessão da 00h30. Mas vamos por partes: Como alguns de vocês devem saber - isto é, se prestam atenção ao que escrevo ou ao que digo quando me perco a falar de banda desenhada - este era um filme pelo qual ansiava há vários meses. Vários mesmo. Só não fui ver na estreia porque a minha Lois estava tão cansada e na véspera de uma avaliação.
Então é o seguinte: Acho que o Alan Moore não se deve preocupar. A mensagem que ele tentou passar, as perguntas que tentou colocar estão presentes no filmes, completamente. O objectivo mantém-se, a direcção também. Convém referir que tentar adaptar semelhante obra literária ao cinema é uma tarefa Herculiana - impossível - somente ao alcance talvez de uma Mini-Série de uns quantos episódios. Zack Snyder tentou e só isso merece a minha admiração pela sua coragem. Tentou e em grande parte conseguiu.

O filme é um bocadinho parado, mas isso era de esperar. Ao fim ao cabo, uma fiel adaptação a um livro deste género não poderia dar outra coisa em certas partes do filme - tinham mesmo que ser parado. As personagens e a sua caracterização são simplesmente espectaculares. A voz do Rorschach é a voz que eu imaginava. O Dan Dreiberg está igual. O comediante a mesma coisa. Etc. Etc. Talvez esperava uma voz mais andrógena no caso do Dr. Manhattan, mas está óptimo na mesma. Os efeitos especiais estão bons em algumas partes e soberbos noutras - Aposto que era mesmo uma nave que voava no céu de New York! Os actores estão bestialmente bem "equipados" para transformarem as personagens em pessoas de carne e osso - menos a mulher do Osterman que não conseguiu transpor do papel para o grande ecran o terror que a sua personagem sentia quando se deu o acidente.

O final que tanto me preocupava, apesar de me deixar com pena de não ver a terrível lula, fez também ele todo o sentido. É aliás, esse o único senão que ponho ao filme. Eu queria mesmo ver a lula gigante. Queria mesmo ver os resultados da sua teleportação para Nova York. Queria ver os personagens recorrentes e menores da B.D. feitos em pedaços e cobertos de sangue, como naquelas páginas épicas da banda desenhada. Este final no filme, apesar de chocar, torna-se menos épico menos... chocante. Coloca as mesmas perguntas. Tem o mesmo sentido. Mas...

Parabéns ao Zack, foi aprovado por mim. Não sou daquelas pessoas que se chateia quando alguma obra que roça a perfeição é adapta a cinema ou contada de outra forma. Este filme não apaga o soberbo livro. Mas neste caso, acho que fez um óptimo trabalho em transformar a essência do livro, num filme. Algo melhor, só mesmo um filme com 20 horas a ir a todos os detalhes. Mas isso seria... Fantástico.

E então? Veidt ou Rorschach? Quem tem razão?


2 comentários:

Medeia disse...

Hoje, lá estou eu... Já sei, já sei, não li o livro que TU me emprestaste, mas olha, os preguiçosos vão apenas assistir ao filme:)

Beijo

Silva disse...

Eu ainda estou a considerar ir - li os 12 volumes durante o fim de semana, e achei tudo excelente. Desconfio é que ainda vou comprar a compilação primeiro...