27 março 2008

Looming.

Estava hoje a ver o telejornal quando me deparo com a noticia de que o IVA vai descer 1%. Depois de ouvir isto e antes que a noticia continuasse pensei para mim: "Aposto que vai ser toda a gente a queixar-se nas entrevistas". E assim foi. Ao fim da notícia, até parecia que o IVA descer 1% era uma coisa má! Impressionante esta mania tão portuguesa de nos queixarmos de tudo. Uma senhora dizia que pronto, "é pouquinho", em relação à diminuição de 4 euros no preço de uma camisola. Claro está, que transportando esta mesma situação para o inverso (aumento de 4 euros) seriamos brindados com algo do género "onde já se viu", "4 euros é dinheiro!" e o fatídico "só em Portugal".

Por muitas voltas que dê na cama e bata com os pés no chão, isto nunca vai mudar. Um gerente bancário num banco em Espanha, dizia em conversa que nos estamos sempre em crise. E tem muita razão. Esse é o nosso problema, estamos sempre em crise. E se não estivermos, arranjamos alguma coisa para que estejamos. Se perguntam alguém sobre o Metro do Porto - meio de transporte com um sucesso impressionante desde que começou - é só problemas, algumas pessoas chegando ao cumulo de dizerem que às vezes "para e arranca..."

É uma pena que assim seja porque acho que somos um Povo com bastantes valores e que quando motivados fazemos coisas boas e interessantes. Infelizmente, estará nos nossos genes esta eterna mania derrotista e de louvor ao que é estrangeiro. Nisto, e APENAS nisto, poderíamos ser um bocadinho mais como os chamados Nuestros Hermanos, que de hermanos não têm nada.
Fica o desabafo.

Portugal ontem perdeu mais uma vez contra a Grécia. Não me vou alongar muito no tema porque já tanta gente falou sobre o degredo que é a estrutura da selecção encabeçada pelo palhaço fascista do seleccionador. Mas aposto, que no primeiro jogo do europeu, depois de mais uma frangalhada do anormal do ricardo lá vai a besta trocar a equipa e por a jogar quem é realmente bom. Mas aí já se terá perdido todo um trajecto onde se poderia solidificar uma equipa para uma definitiva preparação para um grande torneio.

Fiquem com uns links para um duo de comédia/canto Neozelandês chamado "Flight of the Conchords". Têm um sentido de humor brilhante, muito "limpo":


3 comentários:

Anónimo disse...

Ah, ah! Ontem fiz o mesmo comentário acerca do iva... E cheguei a ouvir dizer: "1% não é nada..." mas quando se subiu, era imenso. É o eterno fatalismo árabe presente na personalidade dos portugueses, ligado à saudade dos tempos aureos do império...:) Bessos
Andreia

Anónimo disse...

Terei q registrar meu comentário com relação a tua ofensa pelo 2.° gaúcho mais querido do Brasil (pois a unanimidade gaúcha primeira é a Gisele Bündchen)=P
Se conhece futebol, já ouviu falar sobre o novo fenômeno "Alexandre Pato" , sucesso ao lado do Kaká no Milan, o nosso querido "selecionador" (com nome de um dos sete anões) deixou o miúdo no banco, e fez um 1° tempo deplorável, medíocre, contra uma equipe de um "Larson" apenas...Ja no 2.°tempo, o menino faz um gol ESPETACULAR!! como todos os que ele costuma fazer, me diz ...Pq ele começou no banco? será então o Brasil uma terra de técnicos burros??? Quer trocar com a gente? Melhor não, o Dunga tbém é gaúcho... trocar "Seis" por "Meia Duzia" não vale a pena... talvez contratando a Giselle Bündchen dê um melhor resultado...hehehehe... (qta besteira, meu Deus...)
Beijos da sua amiga brazuca e maluca... Dani!=P

A Escrava disse...

eu nao encontro problemas no metro do Porto.. encontro cromos lol que é bem diferente :p "animal" e "malcheirosa" juntos ninguém merece :/ qt a Portugal..há coisas que nunca mudam..infelizmente!

* * *