10 abril 2007

300

Este fim de semana fui ao cinema ver o filme 300. Mas que grande filme! Simplesmente fantástico! Andava há meses à espera que o filme finalmente viesse para as salas de cinema. Meses a ressacar com visualizações incontáveis dos trailers e teasers do filme. Valeu a pena. O filme está absolutamente sensacional.

Para quem não sabe, o filme é uma adaptação de uma novela gráfica com o mesmo nome, escrita pelo senhor Frank Miller (autor dos enumeros livros da saga Sin City, adaptada para cinema pelo Robert Rodriguez). A novela gráfica basicamente, é um livro de arte gráfica, que tem como história uma das mais tremendas batalhas de sempre da história da humanidade. Falo de quando 300 Espartanos e o seu rei, Leónidas (juntamente com 700 Thespians - "soldados" em part time) fizeram frente a 200 mil Persas (algumas fontes relatam 5.000.000 Persas) usando para isso a reconhecida superioridade bélica dos Espartanos (Ainda hoje se ensinam nos colégios militares material relacionado com os Espartanos) e a sua capacidade em aproveitar o terreno.
Se não sabes como acaba a história não leias mais este paragrafo - Tendo isto como pano de fundo, a novela gráfica centra-se nos 3 dias em que os Espartanos aguentaram os Persas, massacrando milhares, até que um Grego chamado Ephialtes os traiu, revelando aos Persas uma passagem secreta, que fez com que os Espartanos fossem rodeados.

Ora bem, o filme é isto mesmo. Uma adaptação de uma novela gráfica. O filme pode ser considerado como um Épico de acção artística e visuais espantosos. Um filme de puro entretenimento mas do qual não se sai mais burro da sala de cinema.

Qual é o meu espanto quando venho aqui à net pesquisar sobre o filme, depois de o ver, e não é que há pessoas a criticarem as incoerências históricas do filme, a dizerem que é um claro ataque ao Irão (Pérsia actual O_o) por parte dos Estados Unidos, entre outras tremendas barbaridades.
É impressionante até onde chega a ignorância e a maldade das pessoas. Impressionante mesmo. Mas já devia estar habituado. Pessoas más existem em grande maioria. É assim.

Se quiseres saber mais sobre a verdadeira batalha de Thermopylae, vai a este link.

Madness?


THIS IS SPARTA!!!!!!!

4 comentários:

Menphis disse...

vi o teu blog no Portista e além de tocares em assuntos interessantes vi que gostas de J. Cash. E como adoro Cash, só por isso mereces um abraço...lol.

Quanto ao filme, para outra semana terei mesmo que ir ver.

Kal El disse...

Obrigado!
Tenho aqui o Legend (o pack especial de 4 cd's do Johnny Cash). Comprei-o na amazon no fim d'ano na mega promoção de desconto de fim de ano. Custou-me 15 euros.

:D

Menphis disse...

tenho que comprar isso..heehehehe...que eu saiba é daquelas últimas sessões gravadas por ele, não é ? tenho 2 cd's dessas série o " AMERICAN RECORDINGS " e o " UNCHAINED ".

Comprei o " Walk the line", uma edição especial,como digo no meu blog, que é um mimo, a capa, os postais, tudo excelente, e também custa 15 euritos.

Kal El disse...

É este aqui: http://www.amazon.com/Legend-Johnny-Cash/dp/B0009YNSC4/ref=pd_bbs_sr_1/103-9880739-9843806?ie=UTF8&s=music&qid=1176323326&sr=8-1

Tá a 35 dólares agora.