15 junho 2007

You got me sewn


Acabei de ler o meu último da mega compra de fim de ano que fiz, há mais de 6 meses atrás. Era o "What Stalin Knew, The Enigma of Barbarossa". Livro fantástico para quem gosta de ficar a saber mais sobre períodos e figuras históricas. Eu fiquei a saber que o Stalin era de facto um grande cabrão (coisa que já sabia, mas agora fiquei a saber com mais exactidão os porquês e as coisas que esse rapaz fez). Fiquei a saber a real tanga que ele levou do Adolfo e a quantidade de Soviéticos (não muitos, é verdade) que se opuseram a ele pelo bem da pátria que amavam e acabaram executados sem qualquer tipo de julgamento. Entre muitas outras coisas.
O estilo de escrita não é dos mais fáceis. É muito sério, mas lê-se bem. Óptimo livro.

E fiquei sem livros para lêr. 319 euros depois. 319 euros onde também se incluem 4 livros para a ex namorada (quero dizer, ex ex namorada), um box set do grande Johnny Cash, o box set da Aeon Fluxx (mtv cartoon) e os dois filmes do Conan.

Quer dizer que gastei 53 euros por mês em livros/banda desenhada/filmes/música. Leia-se Ócio e Cultura. E andei este tempo todo, tirando este último, a lêr dois livros de cada vez, sem contar com banda desenhada.

319 euros depois, para além de ter lido a melhor novela gráfica de sempre, de ter ficado apaixonado pelos trabalhos e loucuras do Alan Moore, de ter ficado a conhecer por dentro a história do Frank Castle, do Oliver Queen, etc, etc, fiquei completamente por dentro do escandalo do Watergate, das personalidades de pessoas como Mark Felt, Edgar J Hoover, Stalin, Proskurov, Golikov, Sun Tzu, etc. Fiquei a saber mais sobre física, sobre o misticismo do olhar, a segunda guerra mundial, a União Soviética da segunda guerra mundial, das redes de espionagem desse tempo. Fiquei a saber o ponto de vista de um dos grandes senhores das ciências politicas em relação ao Estados Unidos e o seu papel no mundo. Entre tantas outras coisas.

Rapazes, os livros são nossos amigos. Não sejam pobres de espírito.

4 comentários:

Princesa disse...

Sim, eu estou a ler a "História Concisa de Portugal", pela segunda vez e agora em espanhol! (relembrar a história enquanto se aperfeiçoa a língua)

Loot disse...

"os livros são nossos amigos" ora nem mais.

Já agora o que achaste do Punisher? E algum dos livros que leste dele era da MAX (são mais violentos)

Menphis disse...

Agora estou a ler " A estrada" de Cormac McCarthy e sim, os livros são como os animais, são nossos amigos.

Loot disse...

Já li o Wanted é altamente :P

Aquela cena em que o Mr Rictus mata os pais de um miúdo e diz: "espero que nos próximos 18 anos ele se ponha a treinar e me dê algo de jeito para fazer quando estiver velho" é hilariante.