23 agosto 2007

A lot of people run a race to see who is the fastest. I run to see who has the most guts, ...

... who can punish himself into exhausting pace, and then at the end, punish himself even more.

E ao quinto dia de treino passei para 21m39s. Desde que comecei que foi sempre a melhorar. Também pronto, não é nada de especial o tempo mas apresentar sempre melhorias é bom. O blog acaba por ser uma boa maneira de comparar os tempos, se bem que já não volto a por aqui posts dedicados exclusivamente a isso. Este é o último. Mas claro, continuarei a correr.

Os títulos dos posts relacionadas com os meus tempos são todos da autoria deste rapaz que está na foto aqui ao lado. Chamava-se Steve Prefontaine e quando morreu detinha todos os records americanos desde os 2000 metros aos 10000 metros. Morreu num desastre de viação e corria de uma forma espectacular. Corria sempre a 100%. Não havia grandes tácticas com ele, daí nunca ter (até aos 25 anos, claro) ganho nada nos Jogos Olímpicos. Simplesmente começava a correr e era sempre no maior ritmo que conseguia por, do principio ao fim. Ver corridas dele era de uma emoção fora do vulgar.
Se tiverem a sorte de ver, força! Já foram feitos dois filmes sobre a vida do Pre. Só vi um, mas aqui ficam os links para os dois: Prefontaine e Without Limits. Site Oficial: http://www.prefontainerun.com/

Aqui ficam algumas citações do Pre:

"A lot of people run a race to see who is fastest. I run to see who has the most guts, who can punish himself into exhausting pace, and then at the end, punish himself even more. Nobody is going to win a 5,000 meter race after running an easy 2 miles. Not with me. If I lose forcing the pace all the way, well, at least I can live with myself."

"A race is a work of art that people can look at and be affected in as many ways as they're capable of understanding."

"Someone may beat me, but they are going to have to bleed to do it."

"Something inside of me just said 'Hey, wait a minute, I want to beat him,' and I just took off."

"How does a kid from Coos Bay, with one leg longer than the other win races? All my life people have been telling me, 'You're too small Pre', 'You're not fast enough Pre.' 'Give up your foolish dream Steve.' But they forgot something. I have to win."

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Sem comentários: